Na nossa experiência, identificamos algumas circunstâncias, nas quais a presença de um palestrante foi e continua sendo fator relevante em eventos presenciais ou online:
a) Quando se faz necessária a presença de um especialista/autoridade em determinado assunto, que traz toda sua experiência, vivência e acelera insights e aspectos a serem implantados dentro de uma organização;
b) Quando a circunstância requer a presença de uma celebridade que associe sua imagem ao evento, que traga testemunho e reforce pontos a serem adotados pela organização. Em muitas situações, este item associado ao anterior converte-se em sucesso absoluto do evento;
c) Quando um determinado recado, uma provocação, um insight, não pode ser transmitido por alguém da própria organização. Explicamos: pessoas de dentro das organizações conhecem o verdadeiro DNA do dia a dia, é claro. No entanto, em muitas vezes, a máxima de que “santo de casa não faz milagre” se torna evidente e a voz que se faz necessária e causa a sensibilização tem que vir de fora dos limites da organização. Quando deixamos de olhar o dia a dia, seus personagens e somos estimulados por uma visão de fora, somos tomados por uma nova referência;
d) Quando o evento requer um elemento surpresa (uma atração diferente, uma palestra show, por exemplo), algo envolvente e motivacional